quarta-feira, 21 de maio de 2014

Resenha: Convergente

Livro: Convergente [Trilogia Divergente: livro 3]
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 528
Nota: ★★★☆☆
[escrevendo a resenha ouvindo Beating Heart - Ellie Goulding trilha de Divergente]

Sinopse:
A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor.
[sinopse retirada do skoob

Esta resenha pode conter spoilers

  
Se decepção matasse minha gente? Eu nem sei onde eu estaria agora! Oo [respira Myla, respira]
Vou tentar, tentar apenas, não pegar muito no pé do livro nessa resenha rs Então vamos lá =)

Após os acontecimentos bombásticos de Insurgente, Tris e seus amigos estão presos na sede da Erudição por ordens de Evelyn, líder dos sem-facção e mãe do Tobias =S Então eles resolvem sair da cidade e ver o que esta além da cerca, obedecendo então as instruções do vídeo de Edith Prior.  E é nessa jornada para além da cerca que o livro Convergente vai abordar.

Em Convergente muitas coisas são esclarecidas, mas a autora simplesmente desconstrói tudo o que foi construido no Divergente e Insurgente Oo E essa é só uma das várias coisas que me incomodaram nesse livro infelizmente.

A explicação de Veronica Roth para a divergência não me convenceu nem um pouco e quando eu li minha reação foi: "O que? Oo Sério Veronica? =O" ela colocou uma pegada Sci Fi que realmente... =/
Enfim, eles saem da cidade e fora da cerca conhecem o pessoal do Departamento, que é um órgão do governo "lá fora" e é nesse lugar que a história praticamente toda se passa. E quando você já esta meio cansado de revoluções, levantes e afins de dentro da cidade e esperando que todos eles se resolvam, o que acontece? Outra "revolução" fora da cerca dos Geneticamente Danificados contra o Departamento e seus Geneticamente Puros. É... é nessa pegada mesmo!

Outra coisa diferente nesse livro é a divisão da narrativa entre Tris e Tobias. No começo eu achei legal e pensei: "Caramba, vou saber o que passa pela cabeça do Tobias e dar uma desenjoada da Tris =)" Mas isso também é decepcionante no livro. Veronica Roth desconstrui o que tinha feito nos livros anteriores e acabou desconstruindo o Tobias junto! Que saco! rs
No decorrer do livro eu me confundia um pouco entre quem estava narrando, por que a narrativa do Tobias ficou super parecida com a de Tris
Pra falar a verdade eu achei que nesse livro o Tobias inverteu os papeis com a Tris. Deus, como o Tobias ta chato e frágil nesse desfecho cara! Por que? Oo 
A Tris é que se torna mais decidida e forte de verdade nesse livro (o que é muito legal), coisa que o Tobias passa longe desde que ele chega ao Departamento e descobre algo sobre ele mesmo que acaba com o personagem Oo

Em Convergente nós também descobrimos mais sobre o passado da mãe da Tris e isso serve de ponte para, digamos uma amenizada na relação da Tris e seus irmão Caleb, abalada desde os últimos acontecimentos em Insurgente

Eu recebi o maior spoiler do livro antes de ler infelizmente, mas tentei abstrair rs Fui lendo, lendo já quase acreditando que o spoiler era uma zoada gigantesca de pessoas más rs até que o momento chega e "WTF? OO" A autora definitivamente não soube fazer as coisas nesse livro. Há quem diga que ela foi corajosa or ter feito o que fez e blá blá blá, mas sincera e honestamente, pra mim, Veronica Roth conseguiu estragar toda a sua trilogia com esse final Oo 

O problema não é nem o fato em si, mas sim a forma como foi conduzido. O plano bombástico do final é bobo, o que faz a motivação da personagem ser boba e 'nada a ver' pra ela tomar essa atitude. Os vilões da história também tiveram finais horríveis. Cadê o Marcus? O cara é um dos 4 medos do Tobias, faz e acontece manipula e não sei mais o que e o final o personagem pergunta: "Tem noticias do Marcus?" o outro responde "Ah não sei, blá blá blá". Muito caído!

Infelizmente Divergente se tornou uma trilogia que eu não vou reler =/ Eu acho sim, que a autora deveria ter seguido por outro caminho, como abordar só os conflitos das facções dentro da cidade poderia elevar a história para um nível muito maior, por assim dizer. Mas essa é a minha humilde opinião, teve gente que gostou de verdade do final, mas comigo, infelizmente não funcionou. 

Ficamos agora na expectativa do lançamento do filme Insurgente e vamos ver o que vai rolar nas telonas =)

E você, já leu Convergente?  O que achou do final?


Até mais o/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário