quinta-feira, 19 de maio de 2016

Resenha: Trilogia A Seleção

Livro: A Seleção (vol. 1)
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Nota: ★★★★★

Sinopse: Para trinta e cinco garotas, A Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama, abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer e viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então, America conhece pessoalmente o príncipe e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar. ( Skoob )

[20 anos que não resenho nada aqui >.<]

A Seleção se passa em um país chamado Illéa, dividido por castas (Um: a realeza até Oito: os mais pobres, marginalizados e afins) que seria os Estados Unidos, depois da 4ª guerra mundial e outros acontecimentos. Conta a história de America Singer, uma adolescente, da casta 5, vem de uma família de artistas e super apaixonada por seu namorado Aspen (casta 6), com quem mantêm relacionamento escondido da família.

Vou confessar logo de cara que eu não esperava absolutamente nada desse livro. Já lido resenhas dele nos blogs da vida e a maioria dizia coisas do tipo: "ah é um romance beeeem água com açúcar..." ou "É uma distopia, mas não espere muita coisa...". Então como eu já estava sendo avisada, fui ler sem esperar muita coisa, e graças a Deus que foi assim kkk Nunca imaginei que eu fosse ser tão surpreendida, positivamente, com o romance água com açúcar de Kiera Cass! 
Os personagens são bem cativantes, claro que ao longo da leitura eu me irritei muito com a dona America rs. Mas é uma escrita tão leve, apesar de todos os problemas políticos e sociais que Illéa vive, que eu me surpreendi na fluidez da leitura e nas risadas que dei. Quando li, estava precisando de algum leve assim, algo que pudesse apenas me entreter. E A Seleção conseguiu com louvor! Foi ai que me vi desesperada para ler A Elite.


 Livro: A Elite (Trilogia A Seleção: vol. 2)
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 360
Nota: ★★★★★

Sinopse: A disputa pela coroa continua!
A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto. America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer e ela está prestes a perder sua chance de escolher. (Skoob)

 Pois bem, em A Elite, nossa America está entre as 6 finalistas da Seleção. Isso deveria ser uma coisa boa, certo? Na verdade, não. Não para nós leitores rs Quanto mais próxima da coroa, mais confusa essa criatura fica e isso foi me deixando cada vez mais irritada. Ao mesmo tempo que ela acaba "dando esperanças" para Aspen, ela se vê morta de ciúmes de Maxon.

Posso até parecer cruel, mas a aproximação do Aspen nesse livro me irritava muito, meu Deus! kkkk A cada página eu achava que America e Aspen seriam descobertos e acabaria tudo e no final das contas a história era sobre outra garota kkkk. Mas apesar disso, mais uma vez Kiera Cass me surpreendeu. Da Elite para a Escolha do príncipe, a vida dessas 6 garotas não ficou nada mais fácil. America se viu enfrentando concorrentes que nem imaginava  serem fortes, a vida política do país e como as coisas no palácio funcionam, vão se revelando um pouquinho mais. 

E ao final, finalmente vemos uma America um pouquinho mais resolvida  e mais preparada pro jogo que é a conquista do coração de Maxon. Aliás tenho que ressaltar que é um personagem a apaixonante do inicio ao fim. Lembre-se, apaixonante nem sempre é perfeito rs Maxon partiu meu coração algumas vezes durante a leitura também. 


Livro: A Escolha (Trilogia A Seleção: vol. 3)
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 352
Nota: ★★★★★ +

Sinopse: No aguardado terceiro volume da série A Seleção, America já fez sua escolha, mas ainda há muitas outras em jogo. Com o fim do concurso cada vez mais próximo, e as ameaças rebeldes ao palácio ainda mais devastadoras, ela precisará lutar para alcançar o futuro que deseja. [...]
Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes. (sinopse completa no Skoob )

A essa altura do campeonato, o numero de concorrentes é reduzido a 4, e por mais incrível que possa parecer, America Singer ainda está no palácio. Nunca vi alguém mais irritantemente impulsiva do que ela. É besteira atrás de besteira. Dona Meri conseguiu me tirar do sério por boa parte do livro e o Sr. Maxon também. 
A coisa ainda complica quando os dois começam, praticamente um joguinho, de quem fala eu te amo primeiro. sendo que os dois estão cheios de inseguranças, principalmente a senhorita Singer, ao ver a aproximação (que pra ela foi repentina) de Maxon e Kriss. 

Apesar desse ter sido meu livro favorito da trilogia, tenho considerações a fazer.
1 - Uma das coisas que eu adorei foi o fato da Kiera nos levar para fora do palácio, depois de muito tempo. Conhecemos o acampamento dos rebeldes nortistas e somos surpreendidos com uma cena de ação legal, ficamos com medo de não acharem nossa personagem principal no meio da confusão, somos apresentados a uma personagem nova e isso tudo no final das contas foi ZERO EXPLORADO!   

2-  Descobrimos uma outra face do Rei Clarkson, rola uma perseguição com nossa Meri e coisa e tal, pra que? pra que, meu Deus? Pra mais uma vez ser um arco mal explorado e o personagem ter o final que teve.

3-  Mortes desnecessárias: Sim, morreu quem nunca tinha morrido antes! kkk E pra mim, totalmente de graça, sabe? Não fez sentido nenhum.

4- Pressa: Faltando mais ou menos de 15 a 10 páginas pro livro acabar, eu me vi questionando vários arcos que dona Kiera abriu nesse ultimo livro e me perguntando: "Gente, como ela vai resolver isso tudo em 10 páginas?Oo" E como eu suspeitava... não deu. Senti que dona Kiera Cass, correu pra dar um desfecho na história, ao meu ver, sem necessidade, e pra mim, comprometeu o final. Achei mal feito, várias pontas soltas, os desfechos eram praticamente jogados no nosso colo. Principalmente o final do Aspen. Gente, o que que foi aquilo? Oo 

Mas, esses detalhes não me fizeram gostar menos da história. Inclusive já estou atrás de comprar os outros livros de contos e A HerdeiraA Coroa.

Bom, no mais é isso mesmo rs Tentei ao máximo não dar muito spoiler rs
E vocês, já leram essa trilogia? O acharam dela? 


Ate mais o/

Um comentário:

  1. Eu tenho um carinho especial pela Kiera Cass, acho a mesma um ser humano maravilhoso, pessoa divertidíssima o que me faz lamentar ter escolhido a tarde de autógrafo Cassandra Claire quando tinha essa autora maravilhosa no mesmo dia do outro lado do Rio e janeiro 😞
    enfim apesar de conhecer a autora não conheço ainda a sua obra, fiquei mega curioso por envolver uma questão política, nem sabia que tinha, vou tentar ler assim que for possível.
    A resenha me deixou animado😃😃😃

    ResponderExcluir