sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Resenha: Jogos Vorazes

Livro: Jogos Vorazes [livro 1]
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 397
Nota: ★★★★★
Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar.
Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
[sinopse retirada do skoob]


Bom, eu conheci a história depois do filme (confesso =P). Assistindo o filme já fiquei intrigada pensando: "Meu Deus como que é isso? crianças sendo obrigadas a se matarem? Oo" Então, meu noivo lindo, comprou logo a trilogia e eu fui logo lendo por que eu estava seca por detalhes que me levassem a entender e destrinchar a história e fui eu ler Jogos Vorazes.

Ter assistido o filme antes de ler o livro não foi problema algum. A história é tão envolvente, eu fiquei tão mergulhada, que quando vi já tinha terminado hahaha.
Jogos Vorazes é na verdade mais a introdução da história (acho q como todo 1º livro de trilogia ou série), te apresenta personagens, te explica o ambiente e afins. Vi muita gente gente por ai dizendo que o livro no início é meio paradão e tal mas eu não achei, foi exatamente aí que o livro saciou toda minha fome de detalhes e explicações etc.

::SPOILER:: [acho que nem chega a ser spoiler já que o filme ta aí pra todo mundo ver né minha gente haha]
Confesso que achei a forma como o Cato morreu bem exagerada, se a Suzanne Collins queria passar toda a crueldade do jogos ela conseguiu naquele momento com certeza! Não menos importante, nossa querida e meiga Rue, mesmo sabendo que ela ia morrer de qualquer jeito, a aproximação da Katniss com ela piorou a situação porque a gente acaba se apegando e... já sabemos o acontece.
Adorei a forma como a Suzanne montou os personagens, apesar da nossa "heroína" Katniss Everdeen me irritar um pouco de vez em quando durante o livro, mas você meio que se identifica, entende, se compadece sei lá, da situação em que ela vive. Mas meu personagem favorito foi  Peeta. Ahhh gente eu sei eu sei, mas não deu pra resistir rs

O que eu posso dizer mais minha gente, é que eu me tornei fã, louca, desesperada da trilogia já nesse livro. Acho que o tema é tão perturbador que você fica naquela pegada de saber no que aquilo vai dar. É pegar Jogos Vorazes e só largar a história no final de A Esperança. 

Se você curte ação e distopia? Eu Super recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário